Fique por dentro
das últimas
notícias.

Lei que altera destinação do condomínio gera polêmica

4 de agosto de 2022 - Notícia
Sancionada recentemente a Lei nº 14.405/22, que alterou o Art. 1.352 do Código Civil, permitindo alterar a destinação de um edifício pelo voto de dois terços (2/3) dos condôminos. Até então, era exigida a aprovação unânime para esse tipo de modificação.

A alteração no artigo tem algumas brechas que podem trazer muitas discussões quanto à constitucionalidade da mudança, já que a redação do artigo não trouxe qualquer necessidade de vinculação a uma finalidade pública para esta alteração. Isto significa dizer que, por mera vontade dos condôminos, será possível alterar a destinação de todo o edifício com quórum de 2/3. Neste ponto, precisamos avaliar as consequências contra aqueles que se insurgiram de forma contrária à alteração de destinação do edifício. Seriam eles proibidos de residir no imóvel, que eventualmente passou a ter destinação comercial?

A ideia do PL 4.000/21 é facilitar a mudança de destinação para que imóveis comerciais, por exemplo, possam ter seu uso alterados para residenciais. Isso foi uma demanda que surgiu no contexto da pandemia (covid-19), que reduziu significativamente a procura por imóveis comerciais, especialmente com a expansão do teletrabalho, e aumentou a busca por unidades residenciais. O projeto foi apresentado no ano de 2021 e é de autoria do senador Carlos Portinho.

“Nesse contexto, a exigência de aprovação unânime requer um grau de harmonização e convergência de vontades que tende a tornar praticamente inviável a tomada de decisão no âmbito condominial”, argumentou a Secretária-geral da Presidência da República.

FONTES:
https://www.migalhas.com.br/quentes/369693/lei-facilita-mudanca-de-imovel-comercial-para-residencial-e-vice-versa

https://odia.ig.com.br/colunas/panorama-imobiliario/2022/07/6444090-lei-que-altera-destinacao-de-condominio-gera-polemica.html

Receba novidades

Preencha o formulário abaixo para receber novidades exclusivas diretamente no seu email.